Como se sair bem na entrevista de emprego

Por que uma pessoa foi na entrevista de emprego com um guarda-chuva?

Eu fiquei me perguntando por que aquela pessoa sentou na minha frente e fez questão de colocar o guarda-chuva na minha frente. O dia não estava nem tanto para chuva, e a previsão do tempo falou no jornal da manhã que poderia haver chuva.

Poderia, mas não choveu.

E eu fiquei me perguntando por que aquilo.

Um homem, jovem, de 35 anos e eu estava conversando com ele.

Nos detalhes entendemos o perfil de uma pessoa. Como a pessoa se veste. A barba por fazer. O corte do cabelo, a camisa para dentro ou para fora. Você descobre mais sobre uma pessoa olhando os sinais que ela existe, e não o que ela fala.

E uma entrevista o importante não é o que a pessoa fala, mas como ela se comporta em cada pergunta. Algumas perguntas fazemos para descobrir um comportamento, como ela reage. Outras não existem respostas certas ou errada, como como a pessoa reage a cada pergunta. Como ela desenrola a conversa.

Assim podemos entender se ela está mentindo sobre cada ponto. Ou não sabe valorizar o seu potencial. Esta segunda é a mais frequente.

Você percebe que a pessoa tem potencial, mas não consegue transmitir aquilo. Algumas vezes porque esta pessoa aprendeu que não deve contar aquilo que faz. Ela entende como “contar vantagem”. E isso é muito ruim.

Mas o cara do guarda-chuva eu entendo o seguinte.

É uma pessoa precavida, isso foi uma constatação. E isso também pode não ser bom mais pode também não ser ruim. Depende do projeto.

Alguns projetos pedem pessoas sem medo, que já vão chegar fazendo e arriscando. Uma pessoa precavida não se encaixa aqui, mas em um trabalho onde peça controle dos detalhes e sem correr riscos, uma pessoa precavida pode se encaixar.

E uma questão de encaixar pessoas certas nos lugares certos

É isso o que fazemos para conectar alguém no mercado.

Quer mais dicas de MINDSET como esta? Conecte-se no meu Canal MindSet do TELEGRAM. E você vai dar um UP na sua carreira. https://t.me/mindmj

Comentários do post

Comentários

Copyright 2019 - Marcelo J Bresciani

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?