O que são crenças limitantes sobre o dinheiro?

O que você faria se encontrasse na rua um envelope cheio de dinheiro? Uma quantia de aproximadamente 1 mil e 800 reais toda em notas de cem reais? Qual é a primeira coisa que você pensaria se isso tivesse acontecido? Neste envelope só há dinheiro e nada mais, nenhum nome, nenhum documento e tampouco um bilhete que pudesse haver o nome do dono. Você o encontrou jogado longe de qualquer pessoa que pudesse indicar quem o teria perdido.

Algumas pessoas tentariam encontrar o dono, mas depois de algum tempo assumiriam que foi um presente do universo. Outras poderiam ficar com o dinheiro a vida inteira esperando o dono chegar ou outras além diriam um ditado popular “achado não é roubado”. Não quero dizer aqui quem está certo ou errado, mas aqui temos uma crença agindo ou um valor, dizendo o que é certo ou errado.

Quais costumes você segue rotineiramente que partiram da sua religião ou da sua espiritualidade? Quais são as datas sagradas para você que a sua família guarda? Quais são os dias que você comemora ou quando você faz silêncio. Talvez o Natal ou a páscoa para os cristãos, ou talvez o Yom Kippur e o Pessach se você for judeu. A cultura indiana também tem datas específicas e para eles o boi é um animal sagrado.

As crenças exercem um papel importante em nossa vida. Elas vão muito além de convenções e de costumes, porque no seu dia-a-dia você está sendo direcionado por suas crenças.

Uma pergunta crucial que eu faço para meus alunos da mentoria é o seguinte: O que você pensa a respeito de pessoas que tem muito dinheiro, pessoas ricas? Qual é o primeiro pensamento que vem à sua mente? São pessoas gananciosas e que conseguiram crescer de forma desonesta, foram sortudas ou então pessoas que trabalharam duro para ter seus atuais rendimentos?

Pessoas ricas são Desonestas?

Apesar desta não ser uma crença tão obvia como aquelas que falam para você o que é certo ou errado, ou suas crenças religiosas, todas as crenças relacionadas ao dinheiro fazem você ser uma pessoa financeiramente independente ou estão causando um verdadeiro caos na sua vida.

Crenças como “pessoas ricas são desonestas”, afastam você do dinheiro, e por este motivo, se você pensar assim, provavelmente vai se livrar de qualquer quantia que você venha a receber, porque em sua mente inconsciente “você não quer se tornar uma pessoa desonesta”.

Todas estas associações são feitas em um nível além da sua mente consciente, porém o seu comportamento e ações surgem a partir deste sistema de crenças.

As “pessoas ricas são desonestas” ou  “o dinheiro é sujo” são crenças limitantes, ou seja, limitam o seu comportamento a partir de alguma cosia que você acredita de maneira consciente ou inconsciente. E geralmente você nem se dá conta que isso está acontecendo.

Procure entender qual é o seu comportamento referente ao dinheiro ou em qualquer outra área da sua vida. As crenças estão em todas as áreas. Você vai então descobrir crenças limitantes que estão bloqueando você, ou então você pode descobrir as crenças possibilitadoras.

O que são crenças possibilitadoras?

As crenças possibilitadoras ao contrário das limitantes são aquelas que impulsionam você para uma direção favorável, e elas funcionam exatamente como as limitantes. Elas são crenças como qualquer outras, que influenciam o seu comportamento e suas ações em um nível subconsciente.

Digamos que você toque uma crença atual como “pessoas ricas são desonestas” para “pessoas ricas são esforçadas e trabalhadoras”, o seu comportamento vai mudar e a sua relação com o dinheiro também vai. Porque aquilo que incomodava você e fazia você se livrar de todo o dinheiro, agora vai fazer você ver o dinheiro com outros olhos, e naturalmente você vai valoriza-lo.

O maior segredo está em substituir crenças limitantes por crenças possibilitadoras.

Experimente buscar suas crenças limitantes a partir do seu comportamento, e você vai se surpreender como com uma simples associação você vai mudar o seu atual jogo.

Comentários do post

Comentários

Copyright 2019 - Marcelo J Bresciani

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?