Como fazer para vencer a procrastinação?

Procrastinando no Netflix

Você tem uma atividade CHATA para fazer e o Netflix tem um apelo tão forte que você cai no sofá e deixa tudo aquilo para depois. Ou então aquele filme mental mostrando a cama tão quentinha, e o lado de fora dela tão frio, que você resolve ficar só mais 15 minutos. Mas estes minutinhos acabam virando duas horas.

Mas ok, eu não precisava fazer isso hoje mesmo, tenho até amanhã às 23 horas para entregar.

Estes episódios se repetem há muito tempo, e você já tentou várias técnicas para deixar de lado a procrastinação, mas nenhuma delas funcionou até agora.

Você já conseguiu um pouco, mas alguma coisa aconteceu e não deu mais certo.

Todos pensamos que a procrastinação é o maior vilão da produtividade, mas na verdade ele não é.

Eu já havia tentando vencer a procrastinação de diversas formas, mas sempre voltava ao mesmo ponto. Foi até quando pensei que estava atacando a coisa errada. A procrastinação não era o meu principal problema. Eu descobri que o problema era outro, e precisava corrigir isso.

Foi quando eu descobri que o contrário da produtividade não é a procrastinação, mas a falta de um propósito de vida, e sem um propósito você acaba procrastinando.

Sem um propósito de vida você não vê urgência em nada. Tudo pode ficar para depois.

Quando você assume um propósito para a sua vida, até a procrastinação vai embira, porque vai fazer todo sentido ser produtivo. Você vai fazer as coisas com muito prazer.

Descobrir isso me fez entender que é perda de tempo lutar contra a procrastinação, porque se você tentar agir somente contra ela, sem ter um propósito definido, você vai voltar sempre ao mesmo ponto original. Foi então que entendi como tratar a causa raiz da procrastinação.

Mas a procrastinação acontece porque a maioria das pessoas não tem um propósito definido. São muito poucas delas que conseguem ter esta visão, e por conseguinte quase ninguém se torna produtivo.

Tenha um propósito definido, uma missão de vida. Tenha uma causa para defender, e assim você vai vencer a procrastinação.

Porque um proposito faz você sair da cama logo cedo, e trabalhar na coisa mais importante, aquilo que vai de encontro com o seu propósito. Você vai parar de achar desculpas para ser produtivo e vai assistir menos a Netflix.

Ter um propósito faz você trabalhar durante horas, sem se importar ou murmurar.

Um propósito foca você no seu trabalho, e assim qualquer dica para não procrastinar se torna irrelevante.

Porque a falta de produtividade ou a procrastinação não são o seu maior vilão, mas não ter um propósito.

Comentários do post

Comentários

Copyright 2019 - Marcelo J Bresciani

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?