O que fazer quando alguém pedir dinheiro emprestado?

Eu estava deitado no sofá com uma forte dor no ombro, tomava remédios e nada. Quando um amigo antigo me ligou e eu comentei sobre aquela dor. Ele se prontificou de ir no mesmo momento até a minha casa, para fazer uma sessão de acupuntura. Mas depois descobri que aquela sessão também me traria uma do de cabeça.

Então no meio da sessão enquanto ele esperava agulhas, a mais doida veio com o seguinte discurso “Então, sabe o que é, você pode me emprestar 1 mim reais para eu pagar um financiamento que está atrasado?”. E neste instante a minha ficha caiu, aquela sessão era por interesse pessoal.

Mas eu lembrei que meses antes o mesmo amigo havia pedido o meu CPF para ele financiar um carro. Bem, eu pensei que poderia haver alguma coisa de errado com o pedido, que ele poderia estar negativado e não podia abrir o financiamento. Neguei o pedido do CPF, mas pelo visto ele conseguiu o CPF de outra pessoa.

Mas o que me impressionou foi o seguinte, aquela dívida estava atrasada, e ela poderia estar no meu nome…

Mas eu fiquei em uma situação complicada, estava recebendo ajuda com a dor, claramente por interesse, mas um senso de obrigação me pedia para ajudar o cara. Isso é muito estranho. Era um amigo me pedindo ajuda, e estava trabalhando de graça para me ajudar. Ainda assim resolvi emprestar 400 reais, e há 5 anos não vejo a cor deste dinheiro, e nem mais o amigo. Ele me falou tempos depois que se sente constrangido por não me pagar.

Considere responder NÃO. Pode acontecer de você sentir medo em negar um pedido, ou querer fazer alguma coisa para ajudar, mas emprestar dinheiro pode não ser a saída. A pessoa pode estar viciada em dívidas e muitas vezes o melhor para ela é aprender a frear, se controlar e colocar as coisas em dia.

Dizer “não” não é ruim, pode ser um ato de zelar por uma pessoa. Mas quando dizer não, explique o real motivo, e se mostre interessado em ajudar a resolver o problema de uma forma mais adequada. Não se sinta superior, não seja arrogante e não esnobe a outra pessoa. Também não de lição de moral e não faça julgamentos por aquilo. O problema aconteceu, o ponto agora é resolver.

As pessoas precisam aprender mais sobre dinheiro, como controlar, como multiplicar seus rendimentos e como preservar aquilo que elas recebem. Eu criei esta página com este motivo, e em breve vou revelar para você um conteúdo INCRÍVEL que vai te ajudar em seus problemas financeiros.

Comentários do post

Comentários

Copyright 2019 - Marcelo J Bresciani

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?