O segredo #1 para não ter mais estresse

Quero dizer para você que sair do estresse pode ser tão simples quanto trocar a sua blusa. Mas se você não sabia como fazer isso, e isso é verdade, então a culpa não foi sua.

A minha vida havia se tornado um inferno quando trocaram o gerente do meu departamento. Saiu um rapaz muito atencioso que tinha se tornado meu amigo e entrou outro gerente bem agitado.

Um troglodita, quase… A empresa alegou que o meu amigo foi substituído porque não estava apresentando resultados.

E logo logo no primeiro dia deste novo gerente troglodita ele chamou a equipe toda querendo entender tudo o que nós fazíamos e começou a mudar tudo. Trocou pessoas de lugar, mexeu na forma com o time trabalhava, questionou por que fazíamos tudo daquela forma, e porquê fazíamos atividades sem sentido.

O discurso era o mesmo, “vamos criar melhores condições para vocês trabalharem”, mas nós entendiamos o contrário

Ele veio para acabar com o nosso sossego…

Qualquer conversa com ele me deixava irritado, e a forma como ele sorria era como se ele estivesse dizendo para mim “você é muito burro heim moleque… ” eu encarava assim, e ele nem precisava abrir a boca para acabar com o meu dia, sem sequer questionar minhas habilidades técnicas no departamento de TI. Mas eu entendia assim.

Em uma sexta-feira voltei para casa com este sentimento. Eu pegava um ônibus em São Paulo na Marques de São Vicente, passava por dentro do do bairro Bom Retiro e descia na estação Armênia do Metrô, para pegar outro ônibus para Guarulhos. Eu fiz este trajeto por alguns bons anos.

Aquela novela mental passava na cabeça. Eu passei o final de semana inteiro desta maneira. Parecia um carro andando o tempo todo com na primeira marcha.

Passaram-se meses neste estresse diário

Quase um ano depois ele me chamou para conversar em uma manhã de segunda-feira chuvosa em São Paulo.

Marcelo, você sabe que a empresa passa por restruturações

E neste momento começamos a imaginar todo o discurso.

a equipe está também passando por uma restruturação

Sim, eu sei… pensei… fala logo e termine logo com isso.

você tem se mostrado um bom profissional, conhece muito da sua função …

Eu pensei comigo, mas tá de brincadeira?

mas…

E você já sabe o que ele disse a partir daí. A palavra “mas” no meio de um discurso nega tudo aquilo que foi dito anteriormente. Ela serve como ligação para criar uma página em branco onde qualquer coisa pode ser escrita.

Mas tempos depois eu podia entender o que estava acontecendo, há pouco mais de dez anos.

um pouco de explicação

O estresse quando está começando eu vejo com uma alergia atacando. Você vai entender o motivo.

O estresse é como uma alergia da mente, quando um gatilho dispara um efeito de físico

Eu tenho rinite alérgica, e talvez você também tenha algum tipo de alergia e sabe o que acontece quando entra em contato com aquela coisa que te ataca a alergia. Começam os espirros, vermelhidão na pela, para alguns inchaços e outros efeitos adversos que podem inclusive levar a morte.

O efeito da alergia é para você entender que alguma coisa errada está acontecendo, e tomar uma ação sobre ela.

Com a rinite eu sei que preciso ficar longe de poeira, ácaros, roupas guardadas por muito tempo e também golpes de ar frio. Este é o segredo para a minha rinite, e algumas pessoas evitam certos alimentos.

Com o estresse acontece o mesmo, porque ele começa a partir de alguma coisa que disparou uma reação.

O estresse quer dizer para você “ei, tome cuidado com isso aí, porque vai te fazer mal…”.

É um aviso de que alguma coisa não vai bem, ou que pode ficar ainda pior.

Quando comecei a pensar assim, descobri que a solução pode ser muito simples

Basta entender o que está atacando o estresse.

E entender isso é a coisa mais importante que você precisa saber a respeito do estresse que está passando, porque a partir daí você pode traçar um plano de ação para encontrar a sua vida plena.

Mas se afastar do trabalho não é a melhor saída.

Alias, é a pior decisão de todas que você poderia tomar. E em todos estes anos no mundo corporativo e empreendedor, lidando com clientes e pessoas de todos os tipos, quem se afastou do trabalho porque estava estressado voltou ainda pior.

Eu tenho para mim o seguinte

Algumas pessoas conseguem nos irritar por natureza, elas não precisam dizer um “A” e já ficamos irritados. Então não é bem a pessoa, é alguma coisa na pessoa.

Há algum tempo aconteceu o mesmo com uma pessoa da minha equipe, e que tinha dificuldades para lidar com um profissional de outra área.

Qualquer e-mail, mensagem ou reunião afetava o emocional desta minha funcionária. Depois de muitas conversas para entender o motivo, descobrimos que o que deixava ela irritada era o “tom de voz autoritário da outra pessoa”. E eu nem percebia isso, era uma situação pessoal de percepção.

Trabalhamos a associação do tom de voz autoritário com “o modo de falar da pessoa”.

E o estresse sumiu, e todos puderam conviver e se manter produtivo.

E por este mesmo motivo, se você trocar de trabalho ou se afastar daquilo que faz, vai achar em um outro lugar uma outra pessoa com o mesmo comportamento, e aí o estresse vai voltar.

Entender é sempre a primeira coisa que você precisa fazer, este é o segredo número #1 para não ter mais estresse, e conquistar a sua vida plena.

Faça isso e você vai receber a plenitude que você merece

Um grande abraço!

 

Leia também….
O Estresse no trabalho pode prejudicar a sua vida

 

Comentários do post

Comentários

Copyright 2019 - Marcelo J Bresciani

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?