O maior segredo do carro do Ayrton Senna

McLaren MP4/5 do Ayrton Senna de 1988 no Instituto Ayrton Sennna

Quer saber o maior segredo do carro do Ayrton Senna? Eu não acreditei que um recurso simples pode ganhar uma corrida. Mas eu quero contar a emoção de estar perto de um carro desses.

Esta foi uma lição que eu vou levar para a vida

Foi em uma quinta feira fria de maio, e eu tive o privilégio de ver de perto um dos carros do Ayrton Senna. Foi um daqueles acontecimentos inesperados e que a gente não programa, e uma grande satisfação para um fã.

O Ayrton é uma inspiração genuína para muitas pessoas da nossa geração. A história a seguir vai te mostrar um outro lado.

Eu acredito, e não tenho como negar, de que existe uma força Superior que nos empurra para o sucesso. Ayrton falava muito sobre Deus, e como ele foi inspirado para se tornar campeão.

Era dia 23 de maio, eu trabalhava na zona norte de São Paulo, mas decidi atravessar a cidade para almoçar com uma amiga de longa data, que trabalhou comigo e ex-diretora de RH de uma das maiores empresas do varejo Brasileiro, a Silvia, e ela até hoje trabalha no Instituto Ayrton Senna.

Cheguei ao edifício localizado no bairro de Pinheiros em São Paulo, e logo fui autorizado para subir. Peguei o elevador e fui até o instituto. Hoje eu não me lembro mais do número do andar, porque o que aconteceu no instante seguinte me deixou sem ação por alguns segundos.

Mclaren 27 Senna MP4/5B

McLaren 1988 Ayrton Senna N27 Modelo MP4/5

Nunca imaginei que ao abrir a porta do elevador eu veria aquele carro, uma MacLaren de número 27, a MP4/5 do campeonato de 1988. Senna ganhou este carro em uma aposta com Ron Dennis, o chefe da equipe.

Alguém aguenta não fotografar um momento desses? Tirei algumas fotos, inclusive essa do artigo com o auxilio da minha amiga, mas naquela época as câmeras de celular não eram nítidas assim como as de hoje, mas o que tinha deu para o gasto e valeu a lembrança.

Hoje eu queria muito ter fotografado um pequeno detalhe que vi naquele carro, e que vou levar para sempre.

Este detalhe me fez ter uma grande sacada, e que nunca me esqueci. Era o segredo do carro do Ayrton Senna. Apenas um detalhe, que cabe em menos de um centímetro, um detalhe que fazia o Ayrton ser mais o rápido que os concorrentes.

Sempre imaginei que é a tecnologia complicada que faz um carro de Formula 1 ser um carro de formula 1, mas uma coisa muito simples faz diferença ao conjunto.

Hoje quando lembro deste detalhe, percebo o quanto o empreendedorismo digital, e também o Marketing Digital, procuram fórmulas complicadas para fazer aquilo que poderia ser simples.

Mas o que faz ganhar uma corrida, é saber como usar um recurso bem simples.

Um parafuso que é retirado com uma chave de fendas Philips comum, permite ao mecânico ajustar a inclinação de uma peça do carro e parafusar ela novamente em um outro encaixe, com um ajuste diferente. Esta peça é o aerofólio, ou a asa do carro.

Existiam ao menos seis encaixes, cada um deles com uma inclinação diferente. O mecânico podia ajustar a peça do carro em qualquer um desses ajustes, e a mudança de inclinação era significativa, ao ponto de fazer um carro ser mais rápido e ganhar uma competição. Fazer a equipe ganhar milhões e o piloto também receber cerca de 1 milhão por corrida, que era o salário do Ayrton Senna naquela época.

Uma chave Philips, um parafuso e um ajuste.

McLaren 1988 Ayrton Senna N27 Modelo MP4/5

McLaren 1988 Ayrton Senna N27 Modelo MP4/5

Este ajuste altera a passagem do ar. E faz o carro ter mais estabilidade em curvas e também ganhar mais velocidade nas retas.

Eu me perguntava o seguinte quando vi aquele parafuso. O que é um parafuso perto de todos os recursos tecnológicos que eu imaginava ter um carro de Fórmula 1.

Podia ate pensar que estes carros não usavam parafusos…

Nunca imaginei que um parafuso seria toda a tecnologia, capaz de fazer o Ayrton ganhar o campeonato de 1988…

Eu sempre imaginei coisas de outro mundo, o computador como o da NASA, coisas bem complicadas para se entender, mas o segredo era simples.

Aqueles que vão ganhar o jogo estão usando recursos simples e acessíveis por qualquer um, para sair na frente e conseguir vantagens.

Isso eu nunca mais vou esquecer, e desde então fico me perguntando qual é a solução simples para um problema que parece complicado? Encontrando a simplicidade podemos ser mais rápidos que toda a concorrência.

Comentários do post

Comentários

Copyright 2019 - Marcelo J Bresciani

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?