Livros de autoajuda funcionam?

Livros de autoajuda funcionam?

Livros de autoajuda funcionam? É possível ficar rico lendo livro de autoajuda? Provavelmente não. Mas é possível ficar rico deixando a vida te levar? Com certeza NÃO!

Isso é uma crença, uma daquelas que possibilitam você. Estava rolando o feed do Facebook e recebi a crítica sobre livros de autoajuda, livros de aeroporto, daquelas mesas de massificação de livraria.

Talvez você já tenha visto todos estes livros juntos, e não é por qualquer motivo.

O Brasileiro ficou viciado em autoajuda, mas penso que nem 10% dos livros comprados são lidos.

Em O Poder Sem Limites de Anthony Robbins, talvez o mais eficaz livro de autoajuda, me permitam chamar assim, depois eu explico o motivo, existe uma única frase em todo o livro, perdida em todo o conteúdo que fala mais ou menos o seguinte “a ciência não pode provar que o pensamento positivo seja um agente de mudanças, isso é uma crença possibilitadora… Ainda assim eu prefiro ficar com ela”.

Muitos não gostam de chamar o Tony Robbins de autoajuda, eu sou um deles. Também acredito que “autoajuda” como palavra está muito batida, e perdeu o sentido. Mas o fato é que a maioria dos livros são para você ler, aprender e se beneficiar. Então praticamente qualquer livro pode ajudar você e por este motivo eu digo que livros de autoajuda funcionam.

Mas o foco central desta publicação é a seguinte. Eu vou me beneficiar consumindo este conteúdo? Isso depende de você entender e aplicar aquilo que foi ensinado, mas também entender que aquela receita pode não ser muito bem para você.

Pelo seguinte, todo autor normalmente apresenta o que foi bom para ELE, na realidade que ele se encontrava, e talvez você não esteja na mesma realidade, e precisa adaptar aquilo tudo à sua realidade. Mas muitas pessoas não sabem fazer isso, e nem tem paciência. Desta maneira é mais fácil dizer que autoajuda não funciona.

Pode funcionar sim, contando que você siga o que foi dito, adapte a sua realidade e pague o preço da mudança. Algumas mudanças são simples, e o preço é aplicar aquilo. Mas quanto maior o benefício, maior será o preço que você deve pegar. Isso é muito claro.

Assim como não é garantido uma escola de direito formar 100% dos alunos e ingressa-los, todos, na ordem dos advogados e, todos, ganharem salários gordos. O mesmo para os médicos, dentistas, coaches….

O maior preço vai ser se dedicar naquela bagagem.

E por esta maneira, eu prefiro pensar que este conhecimento pode me beneficiar, ao ficar de papo ao vento contando bobagens.

Todos podemos escolher nossas crenças, mas cabe a nós escolher aquelas que podem ter mais chances de fazer mais fácil e suave o caminho.

Comentários do post

Comentários

Copyright 2019 - Marcelo J Bresciani

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?