Controlando suas emoções com os 4 Temperamentos e Tenha uma Vida Feliz

Por qual motivo reagimos como reagimos em situações estressantes ou desafiadoras? Algumas pessoas são explosivas no primeiro comentário. Outras guardam para si, enquanto outras levam tudo na brincadeira. Estamos todos seguindo um padrão. Neste artigo você vai ter uma visão de como Controlar suas Emoções. 

Os 4 Temperamentos funcionam como um mapa capaz de traduzir suas emoções, estas que estão gerando comportamentos indesejados.

Faça o Teste e descubra o seu Temperamento

Em nossa jornada de autoconhecimento, e com a frequência maior que gostaríamos, negligenciamos o impacto dePsiquiatra Carl Gustav Jung nossa personalidade e do nosso temperamento sobre as nossas reações emocionais. Hoje, convido você a explorar como os 4 Temperamentos podem transformar a maneira como você controla suas emoções. Grandes mestres da psicologia e do estudo comportamental como Carl Gustav Jung, descobriu que cada temperamento carrega padrões emocionais e cada um deles molda as nossas ações e comportamento. Cada um destes padrões influenciam diariamente como percebemos e interagimos com o mundo ao nosso redor.

Despertar a consciência sobre nossas emoções, a partir do nosso temperamento, é um passo assertivo e direto para aprender a controlar as nossas emoções

O que são os 4 Temperamentos?

Os temperamentos podem ser entendidos como padrões de comportamento, gerando pensamentos, sentimentos, emoções, ações e introspecção específicos para cada um dos 4 Temperamentos. O Temperamento é a maneira como cada pessoa costuma agir referente a sua reposta para ações externas e se guarda, ou quanto tempo guarda mágoa ou rancor destas ações.

Estima-se que o início dos estudos destes padrões teve início na Grécia antiga, tempos dos grandes filósofos e outras personalidades como Hipócrates. Já na atualidade alguns outros pensadores desenvolveram estudos modernos envolvendo a nossa cultura, como Immanuel Kant e o psiquiatra e estudioso dos arquétipos e do inconsciente Carl Gustav Jung. Para eles estes pensadores, cada temperamento encapsula um conjunto de características e predisposições que influenciam diretamente nossa maneira de lidar com o mundo, incluindo as respostas emocionais.

Como cada temperamento controla as suas Emoções

Ao entender como cada temperamento afeta emocionalmente seus indivíduos, ganhamos uma ferramenta que funciona como um mapa para o nosso autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Este mapa pode nos dizer quais são os nossos pontos fortes e áreas de vulnerabilidade emocional. Ao identificar o nosso temperamento dominante, podemos então tomar consciência destes padrões de comportamentos, e a maneira como estamos agindo para enfrentar o mundo e interagir com as pessoas ao nosso redor.

São dois pontos chaves que combinados formam cada Temperamento. São eles o Padrão de Resposta, ou seja, de que maneira agimos ou reagimos a um estímulo esterno e quanto tempo guardamos, e se guardamos mágoa ou ressentimento perante ações recebidas.

O Colérico é conhecido como aquele de temperamento explosivo, porque seu mundo acontece para fora, e também alguém que guarda mágoa por um bom tempo. O Sanguíneo também pode ser explosivo, é sociável e divertido, e por este motivo a mágoa passa rapidamente. O Melancólico vive em um mundo interior, introspectivo, julgador, perfeccionista, e é dos 4 temperamentos aquele que guarda mágoa por muito tempo. O Fleumático é conhecido como o conciliador, ele se afasta de seus sentimentos e dificilmente explode. Vive em um mundo interno de ideias, como o Melancólico, mas não guarda mágoa ou rancor.

Abaixo estão os pontos de maior atenção para cada temperamento, e você pode ler mais no meu guia “A Cura do Corpo e da Mente”. Ao fazer o teste dos 4 Temperamentos, você recebe uma cópia digital deste guia que está ajudando muitas pessoas:

Colérico

O Colérico tem como ponto de desenvolvimento e crescimento, controlar a sua impulsividade, determinação e força, reconhecer que as pessoas podem ter outro ponto de vista, e por este motivo ele pode ter:

  • Impaciência e irritabilidade, especialmente sob pressão.
  • Raiva, e tendência a agressividade
  • Dificuldade em mostrar vulnerabilidade ou empatia.
  • Sentimento de Inadequação e Fracasso
  • Comportamento competitivo

Sanguíneo

O Sanguíneo tem como ponto de desenvolvimento criar e manter um plano, para que a sua constante mudança não seja a sua maior falta.

  • Falta de Foco, devido a constante busca de novos estímulos.
  • Propensão ao comportamento compulsivo
  • Mentira e busca exagerada pela autopromoção
  • Afastamento dos verdadeiros sentimentos
  • Dificuldade de lidar com o tédio e a solidão.

Melancólico

O Melancólico tem como ponto de desenvolvimento se abrir para o mundo externo, aprender que as pessoas têm diferentes pontos de vista, e assim evitar:

  • Depressão.
  • Estresse, devido a alta cobrança
  • Tendência à introspecção e análise excessiva.
  • Propensão para sentimentos de tristeza e melancolia.
  • Perfeccionismo que pode levar à insatisfação crônica.
  • Ansiedade, especialmente em relação ao futuro e ao desconhecido.
  • Dificuldade em adaptar-se a mudanças e situações imprevistas.

Fleumático

O Fleumático tem como ponto de desenvolvimento ser firme consigo mesmo e com o seu ponto de vista, não aceitar que as pessoas digam o que é melhor para ele e também entender que pode existir um lado de sensibilidade além da lógica.

  • Procrastinação e falta de motivação.
  • Dificuldade de tomada de decisões
  • Tendência a evitar conflitos e buscar harmonia, o que pode levar à supressão de sentimentos.
  • Dificuldade em se adaptar rapidamente a mudanças ou situações de estresse.
  • Tendência ao desapego emocional ou indiferença.

O primeiro passo para você é identificar o seu Temperamento Dominante, e após isso reconhecer trações de personalidade que já acontecem há muito tempo. Porém neste instante, você tem a chance de reconhecer quais comportamentos fazem parte do seu temperamento e buscar ferramentas de Inteligência emocional para eliminar os comportamentos indesejados.

Faça o Teste e descubra o seu Temperamento

Copyright 2022 - Marcelo J Bresciani

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

MUDE A SUA VIDA EM 21 DIAS

ASSINE A NEWSLETTER e vou mandar GRATUITAMENTE um E-BOOK com uma técnica INÉDITA de INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. E de quebra você ganha DE GRAÇA acesso a comunidade O Novo MindSet

Fechar