Autoconhecimento e Desenvolvimento Físico: Descubra o Potencial dos 4 Temperamentos e Supere Seus Limites

Você provavelmente já viu que algumas pessoas parecem ter facilidade em se engajar numa rotina de exercícios físicos constantes, são aquelas pessoas que parecem ter nascido para a natureza e para os esportes, enquanto outras enfrentam uma batalha diária para mantar a constância. Essas pessoas dizem que vão começar e até se esforçam por duas semanas, mas uma força oculta parecem bloqueá-las e enfim desistem. Por qual motivo isso acontece?

A resposta encontra-se, muitas vezes, em um fator fundamental: O seu Temperamento. Compreender os quatro temperamentos, Sanguíneo, Colérico, Melancólico e Fleumático pode trazer a você uma chave para que supere seus limites, conhecendo você mesmo, seus comportamentos e suas tendências, porque são como um manual para que você possa conhecer a si mesmo.

Faça o Teste e descubra o seu Temperamento

Os Quatro Temperamentos é um estudo comportamental milenar, que tem raízes na Grécia Antiga, e que agrupa cada pessoa em um temperamento distinto, com base em suas características emocionais e comportamentais. Cada um dos 4 Temperamentos fornece uma visão poderosa para compreender a diferenças de comportamento de cada pessoa, e também como pessoas do mesmo temperamento tem o mesmo comportamento base, contribuindo assim para a riqueza e complexabilidade que é cada pessoa.

As pessoas de temperamento Sanguíneo são característicos pelo seu entusiasmo e energia em tudo o que fazem. Eles são atraídos por atividades físicas que envolve coletividade, integração social, como aulas de dança, esportes coletivos ou grupos de corrida. Estão há todo momento buscando variedade, diversão e mudança. O desafio para o Sanguíneo está em manter a constância e a disciplina, já que está sempre se entusiasmando por novas atividades e novos grupos, e por este motivo perde o interesse se tudo se torna rotina, repetitiva e maçante. Identificar esse padrão de comportamento é o primeiro passo para criar estratégias que mantenham o entusiasmo e a motivação, como variar constantemente os exercícios e procurar sempre novas formas de se desafiar. Então, se você é do temperamento Sanguíneo, tome consciência que é importante persistir para obter os resultados desejados, apesar de seu comportamento pedir para fazer outra coisa.

Uma pessoa do temperamento Colérico é conhecida por sua determinação, assertividade e competitividade. É também alguém que vai para cima de um objetivo como um leão e por este motivo pode se destacar em espertos que requerem força e resiliência. É o capitão do time, ou o líder de uma equipe, mas também pode se destacar em esportes de resistência como ciclismo, maratonas ou levantamento de peso. O Colérico busca a superação de todos os recordes e a liderança. No entanto, por ser tão focado em resultados o Colérico pode negligenciar a importância do descanso e da recuperação. Ao reconhecer essa inclinação, você Colérico precisa aprender a incorporar pausas estratégicas e métodos de recuperação eficazes em sua rotina, assegurando um progresso sustentável. Outro ponto também, o Colérico vai deixar as atividades de lado se não sentir que competitividade. Você Colérico deve aprender participar também é importante.

Introspectivo, perfeccionista e julgador são as principais características de alguém com temperamento Melancólico, com sua abordagem detalhista e buscando a perfeição. É alguém também muito sensível, inclusive as dores físicas, e pode se cansar antes de qualquer pessoa dos outros temperamentos. Você Melancólico pode encontrar grande satisfação em esportes que exigem técnica e precisão, como natação, golfe ou yoga. A busca constante pela perfeição pode, levar você Melancólico para a frustração, quando suas expectativas elevadas não são atendidas. Ao tomar consciência dessa propensão, o Melancólico pode trabalhar no desenvolvimento da paciência e na aceitação de que o progresso é um passo a passo. Para você Melancólico, a prática de métodos de autocuidado e a celebração de pequenas conquistas pode ajudar a manter a motivação e a resiliência.

E finalmente o temperamento Fleumático, que valoriza a estabilidade entre as relações, prefere ter previsibilidade nas atividades, adora uma rotina e muitas vezes a usa para enfrentar a vida. Você Fleumático pode se sentir confortável com atividades físicas que seguem uma rotina e um ambiente tranquilo como a musculação, caminhadas, Tai-Chin ou pilates. Coloque um fone de ouvidos, escolha a sua música de sempre e só vai! Embora o Feumático possa encontrar dificuldade em esportes competitivos, ele pode ser um excelente arbitro porque suas ações buscam mediar cada uma das partes. Para maximizar seu potencial, o Fleumático pode se beneficiar de uma abordagem gradual e de um sistema de suporte que ofereça encorajamento contínuo.

A chave para superar seus limites físicos reside no autoconhecimento profundo e na adaptação das estratégias de treino às características de seu temperamento. Ao compreender suas tendências naturais, você ganha a capacidade de transformar desafios em oportunidades de crescimento. Por qual motivo restringir-se a uma abordagem generalista quando você pode personalizar seu caminho para o desenvolvimento físico e alcançar resultados extraordinários? Use o poder dos quatro temperamentos como uma ferramenta valiosa para desbloquear seu verdadeiro potencial e transformar sua jornada em uma experiência gratificante e plena.

Faça o Teste e descubra o seu Temperamento

 

Copyright 2022 - Marcelo J Bresciani

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

MUDE A SUA VIDA EM 21 DIAS

ASSINE A NEWSLETTER e vou mandar GRATUITAMENTE um E-BOOK com uma técnica INÉDITA de INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. E de quebra você ganha DE GRAÇA acesso a comunidade O Novo MindSet

Fechar