Carl Gustav Jung e os 4 Temperamentos

Marcelo Jose Bresciani

Marcelo J Bresciani é Colunista, Treinador e Produtor de Conteúdo Digital

Carl Gustav Jung, um dos mais influentes psicólogos do século XX, ofereceu uma compreensão profunda da psique humana e estes estudos continuam influenciando e inspirando diversos terapeutas ao redor do mundo. A psicanálise é um tema desafiador, e a sua trajetória dentro da psicologia analícica, vai além da consciência individual, explorando dimensões profundas. Costumo dizer que Jung navega em águas profundas, através daquilo que chamamos de inconsciente. Um ponto importante que trago aqui são os estudos arquetípicos do comportamento humano.

Faça o teste dos Temperamentos
Faça o Teste e descubra o seu Temperamento

Psiquiatra Carl Gustav JungEmbora Jung tenha trabalhado diretamente com modelos de comportamentos, ele não abordou os 4 Temperamentos no sentido clássico, pensado na Grécia antiga por Hipocrates (469 aC) e Claudio Galeno (129 dC). Porém, um dos pontos de contato é que Jungo desenvolveu uma teoria dos tipos psicológicos que podem ser consideramos uma nova visão sobre os 4 Temperamentos (Colérico, Fleumático, Melancólico e Sanguineo), e desta maneira, classificando e agrupando cada grupo de comportamento à maneira como elas percebem o mundo ao redor, se expressam e tomam decisões.

Carl Jung não abordou diretamente os “temperamentos” no mesmo sentido que a teoria dos quatro temperamentos clássicos (sanguíneo, colérico, melancólico, fleumático). No entanto, ele desenvolveu uma teoria dos tipos psicológicos que pode ser vista como uma expansão e modernização dessas ideias, focando em como diferentes pessoas percebem o mundo e tomam decisões.

Jung e os tipos psicológicos:

Aqui estão algumas características dos tipos psicológicos estudados por Jung.

  1. Funções Psicológicas: Jung identificou quatro funções principais que todos os seres humanos utilizam para se relacionar com o mundo:
    • Pensamento: Racional e lógico, preocupa-se com julgamentos baseados em lógica e análise. – Características dos temperamentos Melancólico e Fleumático.
    • Sentimento: Também uma função de julgamento, mas baseia-se em valores pessoais e emoções. – Características dos temperamentos Melancólico e Sanguineo.
    • Sensação: Percepção direta e prática da realidade, focando em detalhes concretos e dados sensoriais. – Características do temperamento Melancólico.
    • Intuição: Percepção indireta, focada em possibilidades, padrões e significados subjacentes. – Características do temperamento Colérico.
  1. Atitudes Psicológicas: Jung também introduziu as atitudes de introversão e extroversão, que descrevem a orientação da energia psíquica de uma pessoa:
    • Extroversão: Energia direcionada para fora, para o mundo externo e a interação com os outros. – Características dos Temperamentos Coléricos e Sanguíneos.
    • Introversão: Energia direcionada para dentro, focada em pensamentos, sentimentos e o mundo interior. – Características dos Temperamentos Melancólicos e Fleumáticos.
  2. Combinando Funções e Atitudes: Cada indivíduo, segundo Jung, tem uma função dominante (pensamentos ou sentimentos) e uma função auxiliar (sensação ou intuição), que são usadas em combinação com uma das atitudes (introversão ou extroversão).Isso resulta em oito tipos psicológicos básicos para Jung:
    • Pensamento extrovertido.
    • Pensamento introvertido.
    • Sentimento extrovertido.
    • Sentimento introvertido.
    • Sensação extrovertida.
    • Sensação introvertida.
    • Intuição extrovertida.
    • Intuição introvertida.

Relação com os Temperamentos Clássicos:

Embora Jung não tenha diretamente identificado seus tipos psicológicos com os temperamentos clássicos, há uma correlação que se pode traçar:

  • Sanguíneo: Pode ser comparado ao tipo extroversão sensorial ou intuitiva, que é aberto, sociável e responde rapidamente a estímulos.
  • Colérico: Semelhante ao tipo extroversão de pensamento, que é decidido, objetivo, e orientado para a ação.
  • Melancólico: Relacionado ao tipo introversão intuitiva ou sentimental, que é reflexivo, introspectivo, e muitas vezes focado em questões profundas e significados ocultos.
  • Fleumático: Parecido com o tipo introversão sensorial, que é calmo, estável e orientado para a rotina e detalhes concretos.

Importância na Psicologia:

Jung viu esses tipos psicológicos não como rigidez, mas como tendências que influenciam a forma como as pessoas percebem e interagem com o mundo. A identificação de seu tipo pode ajudar no autoconhecimento e na compreensão das diferenças interpessoais.

Além disso, a obra de Jung inspirou o desenvolvimento de ferramentas modernas de avaliação de personalidade, como o Myers-Briggs Type Indicator (MBTI), que categoriza pessoas em 16 tipos baseados nas ideias de Jung sobre as funções e atitudes psicológicas.

Desta maneira, os 4 Temperamentos e os Arquétipos de Jung podem ter uma conexão direta com o modelo de comportamento de cada indivíduo, porque estas classificações, também podendo incluir os estudos do Eneagrama, são uma maneira metafórica de representar a maneira com que cada pessoa funciona, e classificá-las em grupos para que possamos de uma maneira racional aprender a lidar e interagir com cada pessoa, porque compreendemos o seu comportamento base.

Faça o teste e descubra o seu Temperamento – GRATUITO
Faça o Teste e descubra o seu Temperamento

Copyright 2024 - Marcelo J Bresciani

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

MUDE A SUA VIDA EM 21 DIAS

ASSINE A NEWSLETTER e vou mandar GRATUITAMENTE um E-BOOK com uma técnica INÉDITA de INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. E de quebra você ganha DE GRAÇA acesso a comunidade O Novo MindSet

Fechar