Aprenda como não ser escravizado pelo WhatsApp

A notificação de uma nova mensagem no WhatsApp acabou de tocar e o que você faz? Abre o aplicativo?

Não!!! 😲 😲 😲

Há bem pouco tempo um dos meus alunos que fez o Sistema de 3Passos me disse que o WhatsApp estava tirando a sua vida, porque depois que ele aprendeu a usar o aplicativo para negócios, não parava mais de receber notificações de clientes tirando dúvidas e recebendo pedidos. Os negócios aumentaram, mas o tempo diminuiu

Ele dizia que atendia no período da manhã, à noite, no final de semana e as vezes até de madrugada. Mas o que ele não havia entendido é que estar on-line o tempo todo é um erro.

Eu falei o seguinte

É preciso aprender a gerenciar o tempo e tarefas

Se deixar você vai trabalhar 24 por 7, sem ao menos aumentar a sua receita

Você tem que criar uma regra para não ser escravo do tempo

E esta regra, você precisa deixar ela clara, do contrário as pessoas vão achar que você está o tempo todo disponível. “bem, já que ele respondeu é porque deve estar tranquilo”. Todos pensam assim.

E ninguém vai pensar assim: “eu não quero incomodar porque agora não é um bom momento”.

Quem te escreve não precisa pensar em ser ou não o melhor momento, ela precisa entrar em contato, mas você precisa se organizar.

Você deve acostumar o seu público ao seu horário de atendimento, ao seu período e a sua frequência

Você não é obrigado a responder de prontidão, mas você só precisa deixar claro de que vai dar um retorno em um tempo previsto.

O que você precisa fazer é acostumar o seu público com a sua regra. As pessoas podem se acostumar com praticamente tudo, desde que você deixe a regra clara e que seja cumprida.

Eu costumo ver minhas mensagens durante o dia e até as 20 horas, tudo o que vier depois disso só será respondido no dia seguinte.

Algumas vezes eu visualizo a mensagem, para deixar a minha mente processando sobre o assunto, mas vou responder só depois. Eu acostumei o meu publico que mesmo se eu visualizar a mensagem, eu vou responder em algumas horas, e desta maneira não recebo aquelas mensagens com uma só interrogação “?”.

Eu recomendo que você faça uma janela de atendimento, desligue as notificações do seu WhatsApp, mas abra o aplicativo uma vez a cada hora. Responda o que for rápido, enderece aquilo que não for com você, feche o seu aplicativo e volte a fazer o que está fazendo. Mensagens onde você vai precisar de uma inteiração maior, use o telefone.

Mas uma regra importante também é acostumar os seus contatos que, se for um assunto muito urgente, ligue pelo celular (ou o próprio telefone do WhatsApp).

E assuntos que não são tão urgentes, encaminhe sempre por WhatsApp.

É a diferença entre um meio de comunicação que interrompe o que você está fazendo, e outro que fica aguardando um melhor momento. As mensagens são este último, e não precisam ser on-line.

Deixando esta regra clara para você, você vai acostumando o seu público sobre elas.

E se alguém ligar para você com um assunto não tão urgente? Ensine esta pessoa que vai ser melhor para ela se ela mandar por mensagens, diga que você costuma responder rapidamente este tipo de solicitação por mensagem.

Ao contrário, se alguém mandar uma mensagem urgente por mensagem, e você só ver no outro dia? Ensine esta pessoa que em casos assim é melhor ela te ligar, e você vai perceber que isso vai acontecer somente uma vez.

A comunicação é fantástica, mas se você não tomar cuidado você vai ser escravo dela. Você tem que ser o dono do seu WhatsApp, e não o WhatsApp ser o dono de você 🙂

Comentários do post

Comentários

Copyright 2019 - Marcelo J Bresciani

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?