O que é PNL ou Programação Neurolinguística?
A PNL é a arte e a ciência da excelência humana, derivada do estudo de como as pessoas altamente qualificadas em vários campos obtêm resultados. Qualquer pessoa pode aprender técnicas de comunicação para aumentar sua eficiência pessoal e profissional.
A PNL é um estudo e técnica da comunicação assertiva, com as outras pessoas, mas especialmente do indivíduo com ele mesmo.
A PNL é um modelo prático de aperfeiçoamento e de evolução humana através de um conjunto de técnicas que transformam elementos linguísticos, fisiológicos e de representação interna da realidade e da representação do mundo de cada pessoa.
A PNL surgiu em meados dos anos 70, na Califórnia – Estados Unidos, a partir dos estudos de comunicação humana feitos pelos pesquisadores Richard Bandler, Jonh Grinder e posteriormente desenvolvida e aplicada por Robert Dilts, Todd Epstein, Anthony Robbins, dentre outros.
No início de suas investigações, eles mostraram que o ser humano não opera diretamente no mundo em que vive, mas cria modelos e “mapas do mundo” que são usados para guiar seus comportamentos. Um dos modos específicos pelo quais as experiências individuais são representadas correspondem aos sistemas linguísticos. Assim a Programação Neurolinguística (P.N.L.) estuda o tipo de linguagem empregada pela pessoa, suas distorções, omissões, generalizações e demais peculiaridades para conhecer melhor a estrutura interna do funcionamento do cérebro humano.
No Brasil a PNL é desenvolvida, praticada e especialmente divulgada por Bento Augusto do Instituto VOCÊ. O Treinamento VOCÊ é totalmente alicerçado em técnicas da PNL onde através de vivências e técnicas os participantes buscam se conhecer e encontrar a sua melhor versão.
A PNL é prática. Trata-se de um conjunto de modelos, habilidades e técnicas que nos permitem pensar e agir com mais eficiência no mundo.
O que são as Pressuposições da PNL?
As pressuposições são formadas através da observação do comportamento humano, sua linguagem com os outros mas especialmente com ele mesmo, e a partir de suas experiências pessoais e de sua vivência em seu modelo de mundo, ou “mapa”.
As pressuposições foram pensadas e aceitas, para que várias observações empíricas do comportamento humano tenham sentido, porque foi observado que cada pessoa costuma agir de uma maneira distinta, e foi entendido que cada pessoa se comporta de acordo com o seu modelo de mundo, que foi criado a partir de suas experiências pessoais.
Nenhuma pressuposição é definida como lei, visto que foram entendidas através de observações, e cada instituto ou treinador costuma ter a sua interpretação a partir de suas próprias observações. A PNL não existe órgão regulador, dessa forma, consideramos listar nesta página as pressuposições de maior relevância para a prática da PNL. A maioria deles podem ser encontrados no livro de Joseph O’Connor, Manual de Programação Neurolinguística.
As 12 principais pressuposições da PNL
- As pessoas respondem às suas experiências de acordo com o seu modelo de mundo, não à realidade em si – (Mapa não é território)
- Nós temos todos os recursos que necessitamos para fazer qualquer coisa
- Não existe fracasso, apenas feedback.
- Se uma pessoa pode fazer algo, todos podem aprender a fazê-lo também
- Todo comportamento tem uma intenção positiva.
- As pessoas fazem a melhor escolha disponível para o momento, dadas suas possibilidades e capacidades, de acordo com seu próprio modelo de mundo. Se lhes fossem dadas escolhas mais apropriadas e compatíveis com seus valores e crenças, elas automaticamente as escolheriam.
- Qualquer escolha é melhor do que não ter escolhas.
- Todo comportamento é útil em algum contexto.
- O significado da comunicação é a resposta que ela gera.
- A responsabilidade da comunicação é do comunicador.
- Nenhuma resposta, experiência ou comportamento é significativa fora do contexto no qual acontece, e fora do contexto da resposta que evoca.
- A sua energia vai onde está a atenção.
Saiba como participar do TREINAMENTO VOCÊ, Clique aqui para receber todas as informações relevantes para você.