O horário de verão é polêmico. Existem pessoas que aprovam e afirmam que traz benefícios econômicos, mas outros detestam e dizem que só traz prejuízo para a saúde. Quem está certo?
No começo, era a melhor coisa do mundo, porque eu voltava para casa depois da escola e ainda via a luz do dia. Nesta época, o Governo Federal criou o horário de verão no Brasil, fazendo com que a luz do dia se estendesse até depois das 19 horas. Mas quando comecei a trabalhar, percebi que o ganho ao final do dia foi subtraído da manhã, porque o dia demorava para amanhecer e às 6am ainda era noite.
Nesta semana, a polêmica voltou, quando os noticiários disseram que, para lidar com a crise hídrica, o governo estuda a retomada do horário de verão. No entendo, 26 cientistas e pesquisadores, dentre eles membros da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade de São Paulo, se posicionaram contra por um manifesto, porque a conta não fecha e que os prejuízos para a saúde são maiores que os benefícios econômicos. O sono, apetite e humor estão conectados ao ciclo de luz e escuridão. Leia aqui o Manifesto.
Quem acorda cedo para trabalhar ou fazer exercícios sabe como é motivador abrir a janela e receber a luz do dia.