Setembro Amarelo: Para quem precisa de ajuda e para quem pode ajudar

Dia 10 de setembro é o dia mundial de prevenção ao suicídio.
Marcelo Jose Bresciani

Marcelo J Bresciani é Colunista, Treinador e Produtor de Conteúdo Digital

Renato Russo e a Legião Urbana lançaram em 1987 o álbum “Que País é Esse” com ele a canção “Pais e Filhos” e quero compartilhar com você um pequeno trecho da música.

Estátuas e cofres, e paredes pintadas, ninguém sabe o que aconteceu.
Ela se jogou da janela do quinto andar, nada é fácil de entender. ~ (Pais e Filhos – Renato Russo). 

Às vezes as coisas parecem tão difíceis, e o extremo soa com alívio. Não é fácil pensar assim e às vezes você não percebe como pessoas próximas sofrem. É desafiador reconhecer a dor do outro, e reconhecer a dor do outro pede um pouco de indulgência emocional. Dia 10 de setembro é o dia mundial de prevenção ao suicídio.

Também no “O Vendedor de Sonhos“, livro de Augusto Cury, conta a história de um homem prestes a cometer suicídio, quando é interrompido abruptamente por um desconhecido. Esse homem misterioso não apenas o impede de pular, mas também o convida a ver a vida de outra forma, oferecendo uma nova maneira de pensar, uma filosofia de vida que valoriza o autoconhecimento, a simplicidade e o significado verdadeiro da existência.

O Setembro Amarelo começou nos EUA quando um jovem chamado Mike Emme de 17 anos, se matou. Foi um rapaz habilidoso, cuidava impecavelmente de seu Ford Mustang amarelo. Porém, seus pais, a família próxima, não reconheceram a dor do jovem e não puderam fazer nada. Foi então que surgiu a frase “Se você precisar, peça ajuda”.

Mas para quem???

Quem sofre sabe como é difícil pedir ajuda, mesmo porque MUITOS não o ouviram. Não é um problema do agora, mas o acúmulo do sentimento de abandono e de indiferença. Por este motivo, é difícil pedir ajuda, quando a confiança não mais existe. As pessoas vivem ocupadas demais para prestar atenção em um amigo, mas também, escutar requer treino, e nem todos estão preparados para isso. Pedir ajuda para um amigo às vezes parece ser como pedir que ele trate de uma fratura. Só alguém preparado para ajudar.

Quando uma pessoa chega neste ponto, é como se estivesse soando um alarme de incêndio. Desligar o alarme não apaga o fogo. É preciso que alguém identifique o que este alarme está dizendo e abra o caminho, só assim a pessoa que está em sofrimento conseguirá identificar a mudança que este alarme sinaliza. Essas são palavras do terapeuta Will Hall.

Quem realmente pode ajudar?

Os terapeutas são profissionais preparados e estão dispostos a ajudar. Além deles, existe um canal seguro do CVV – Apoio Emocional (Ligação Gratuita – 188) ou por Chat https://cvv.org.br/chat/ , onde alguém do outro lado da linha ou do chat vai estar ali para ouvir você, dando o apoio necessário para que você possa ver a coisa por uma nova visão.

Quero terminar dizendo “Busque Ajuda, Peça Ajuda, em um Canal Seguro, que está disposto a ouvir você”.

Estou também aqui para ouvir você.

Copyright 2024 - Marcelo J Bresciani

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

MUDE A SUA VIDA EM 21 DIAS

ASSINE A NEWSLETTER e vou mandar GRATUITAMENTE um E-BOOK com uma técnica INÉDITA de INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. E de quebra você ganha DE GRAÇA acesso a comunidade O Novo MindSet

Fechar