Quantos pensamentos você tem por dia? E tudo o que você tem para pensar

Hoje acordei cedo e lavei o rosto, ao mesmo tempo que pensava no que comeria no café da manhã. Enquanto tomava café, pensava quais eram as primeiras e mais importantes atividades do dia, e nas primeiras atividades pensava em outros assuntos aleatórios.


Assista no YouTube o vídeo desta matéria e aprenda mais sobre PNL e Neurociência.

Confesso que escrever este artigo não estava na minha cabeça, mas tive a brilhante e irresistível ideia quando fazia pesquisas para o livro que estou escrevendo. Os pensamentos e ideias estão acontecendo em todo momento. Do primeiro instante quando despertamos pela manhã, até quando nos entregamos ao irrecusável rapport de Morpheus, ou seja, quando dormimos. (e ainda, quando estamos dormindo, estudos revelam que continuamos pensando).

Mas então, quantos pensamentos temos por dia? Você ficaria surpreso em saber que tem mais de 6.000 pensamentos por dia?

Os resultados de um estudo de 2020 publicado pela confiável revista científica Nature, sugere que temos mais de 6.000 pensamentos por dia. Contrariando outro número divulgado, que não tem bases científicas.

Este estudo envolveu 184 participantes com idade média de 29 anos, os autores do estudo usaram exames de imagens cerebrais para rastrear quando novos pensamentos começaram enquanto os participantes estavam descansando ou assistindo a um filme.

Por que eles escolheram mostrar filmes? Eles explicam que as transições entre eventos dos filmes desencadeiam “larvas de pensamentos” (thought worms), ou padrões detectáveis de atividade cerebral – ou como pensamentos que surgem espontaneamente. Como cada novo pensamento gerava uma nova “larva”, os pesquisadores puderam reconhecer quando um pensamento termina e o próximo começa. Depois de testar essas transições em momentos diferentes, em dois dias diferentes, eles encontraram uma taxa média de cerca de 6,5 transições de pensamento por minuto. Essa taxa pareceu permanecer bastante consistente ao longo do tempo.

Então este estudo concluiu, com base na taxa de 6,5 transições a cada minuto que um jovem adulto comum teria mais de 6mil pensamentos ao longo do dia. Claro, este é apenas um estudo. Essa estimativa não é uma medida precisa e conclusiva, embora ofereça um ponto de partida para pesquisas futuras. Você pode achar muito difícil rastrear com segurança quantos pensamentos você tem, mas pode (um pouco menos cientificamente) observar que a taxa varia ao longo do dia.

Quando você está calmo e relaxado, por exemplo, seu cérebro pode parecer mais calmo. Durante os períodos ocupados ou tensos, seu cérebro pode se sentir sobrecarregado com pensamentos rápidos e acelerados, podendo causar cansaço e dores de cabeça.

Pela importância que damos aos pensamentos ruins, ou o copo meio vazio, damos mais importância aos pensamentos sabotadores e negativos, mesmo que eles não pareçam um evento iminente e provável.

Muitos pensamentos demostram a falta de foco e a indecisão, causando crises de ansiedade. No meu programa de mentoria eu ensino aos meus mentorandos como controlar a mente e seus pensamentos para atingir seus resultados, e isso é muito razoável para quem quer vencer bloqueios ou superar padrões de comportamento.

 

E os pensamentos sabotadores?

Alguns pensamentos frutos da ansiedade e da antecipação, paixões declaradas (ou não), amor e raiva podem provocar sentimentos de prazer, raiva, medo ou excitação. Pensamentos considerados ruins, ou sabotadores, podem ter um impacto prolongado em seu humor e em seu estado de espírito. Preocupações com seu relacionamento, seu desempenho no trabalho ou alguma dor física que aparece e você talvez esteja pensando que seja uma nova doença – qualquer pensamento assim pode surgir e distrair você dê sua tarefa atual.

Os especialistas ainda não tem estimativas do número de pensamentos negativos que temos durante o dia, e não dá para negar que eles são responsáveis pela saúde mental, como depressão e a ansiedade.

Pela importância que damos aos pensamentos ruins, ou o copo meio vazio, damos mais importância aos pensamentos sabotadores e negativos, mesmo que eles não pareçam um evento iminente e provável. Como um cometa cair na terra nos próximos 10 minutos. (Acredite, eu esperei 10 minutos antes de continuar para me certificar que esta informação é verdadeira. Juro!)

Mas pela nossa razão, ou seja, usando o neocórtex, podemos nos permitir saber que aquele sabotador não vai acontecer. Mas ainda assim, parece muito difícil deixar de pensar nele, e a neurociência pode explicar isso. Os especialistas ainda não tem estimativas do número de pensamentos negativos que temos durante o dia, e não dá para negar que eles são responsáveis pela saúde mental, como depressão e a ansiedade. Tudo o que sabemos até o momento é que eles acontecem e são muitos!

Além disso, o estudo não tentou determinar o conteúdo do pensamento, apenas quando novos pensamentos começaram. Mas uma coisa ficou subentendida, que, quanto maior a taxa de pensamentos por minuto, maiores são as chances de ser uma mente perturbada. (Também pode ser que a pessoa seja um gênio da matemática).

 

Mas de onde vêm todos esses pensamentos?

Neurônios que disparam juntos, se fortalecem juntos.

A neurociência tem um ditado que fala “neurônios que disparam juntos, se fortalecem juntos”, e isso eu aprendi com o psicólogo e estudioso da neurociência, Eslen Delanograre. Um mergulho profundo na neurociência sobre os pensamentos vão além do escopo deste artigo, porém, aqui está a minha visão e esta é somente uma pitada de conhecimento sobre um estudo muito grande.

Alguns pensamentos são mais frequentes que outros, porque representam um caminho neural bem treinado. As teorias da neurociência sustentam que os pensamentos se formam quando as células nervosas do cérebro, ou neurônios, se comunicam com outras células liberando substâncias químicas chamadas neurotransmissores.

Em um período de tempo extremamente curto, inúmeros outros neurônios respondem, desencadeando uma cadeia de neurônios de disparo ao longo dos caminhos do seu cérebro. Existem inúmeras redes de neurônios formandos inúmeros circuitos, que representam os padrões de pensamentos que nós temos.

Isso também representa que neurônios que disparam juntos, se fortalecem juntos, e por este motivo alguns padrões de pensamentos são bastante comuns porque aquele circuito foi muito bem treinado, muito disparado e por ser um caminho neural conhecido, ele é facilmente acessado.

Então, e bem trabalhoso pensar positivamente, mas saiba que é possível, se você treinar bastante

Tags:

Copyright 2022 - Marcelo J Bresciani

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?